Entre os dias 20 e 23 de janeiro tivemos a Mini Jam #124, Tema: Cordialidade e Limitação: “Sua pontuação serve a um propósito”.
Puliquei este devlog no Itch.io e estou redirecionando para cá! Vou começar a colocar aqui, pois tenho muito espaço para trabalhar com parceiros aqui.
Dentre tudo que poderíamos ter pensado, pensamos em um jogo com a ideia de ser cordial com o jogador, ou tentar fazer o jogador ser cordial, então foi pensado que ele seria um bartender, nossa inspiração é uma cena do filme Todo Poderoso, onde o ator Jim Carrey com os poderes de Deus chama um vendedor de café da colômbia... existe algo melhor que um cara que tem um dos melhores cafés do mundo e te serve fresco e sorrindo? Nós também achamos que não! Por isso o Sr. Valdez foi criado (clique aqui para obter o game)!
Mas porque ele deveria fazer só café! Ele a um bartender especial! Logo criamos a lista de funcionalidades (Features).
Equipe:
Arte: Saulo Daniel ( https://www.sdarts.com.br )
Programação: Luiz F. Reinoso ( https://www.youtube.com/@calangolavadoestudio )
Musicas e efeitos sonoros: Daniel Fernando ( Kiba ) ( https://soundcloud.com/kiba-daniel )
Features:
Nosso esboço:
Protótipo:
Lógica mais trabalhada e início da inserção das artes:
Problemas, soluções e insights:
Encontramos muitos problemas na build e o shipiment, neste último modo os filtros devem ser colocados corretamente, veja meu devlog de solução deste tipo de problema em: Space Harvest, 2D game with Unreal Engine 5 - itch.io (clique para ler o artigo).
O jogo envolveu muita temporização, vetores, referência e atributos públicos e privados. Evite casting desnecessários, uso de referências é muito bem-vindo.
Efeitos sonoros em jogos assim fazem toda a diferença, dão ar de vida e de progressão e o feedback sonoro ampara o jogador.
Coloque em seus spawners um sistemas de parada, e tenha acesso a tudo neles, como quantidade de geração máxima e mínima, situação das gerações, quem é o atual e o próximo, converse esses valores com o gameplay, para caso termine o jogo ou o jogador perca, desativemos ou reativemos a geração, isso economiza memória e deixa o jogo muito mais leve.