Coquetelaria Valdez, bebida dos alpes! Uma game desenvolvido em parceria na Mini Jam #124

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Fev 10, 2023 por Calango Team

Entre os dias 20 e 23 de janeiro tivemos a Mini Jam #124, Tema: Cordialidade e Limitação: “Sua pontuação serve a um propósito”.

Puliquei este devlog no Itch.io e estou redirecionando para cá! Vou começar a colocar aqui, pois tenho muito espaço para trabalhar com parceiros aqui.

Dentre tudo que poderíamos ter pensado, pensamos em um jogo com a ideia de ser cordial com o jogador, ou tentar fazer o jogador ser cordial, então foi pensado que ele seria um bartender, nossa inspiração é uma cena do filme Todo Poderoso, onde o ator Jim Carrey com os poderes de Deus chama um vendedor de café da colômbia... existe algo melhor que um cara que tem um dos melhores cafés do mundo e te serve fresco e sorrindo? Nós também achamos que não! Por isso o Sr. Valdez foi criado (clique aqui para obter o game)!

Mas porque ele deveria fazer só café! Ele a um bartender especial! Logo criamos a lista de funcionalidades (Features).

Equipe:

Arte: Saulo Daniel ( https://www.sdarts.com.br )

Programação: Luiz F. Reinoso ( https://www.youtube.com/@calangolavadoestudio )

Musicas e efeitos sonoros: Daniel Fernando ( Kiba ) ( https://soundcloud.com/kiba-daniel

Features:

  • Bartender com as bebidas, atendimento rápido. 
  • Pontuação é a vida (qualidade do atendimento, ela vai diminuindo ou aumentando com dependendo dos erros e acertos)
  • Pontuação pode abrir nível e pontuação de velocidade (como protótipo num precisava ser tão rápido)
  •  Pontos podem dar vida (trocamos por avançar o nível). 
  • Combos de sequências valem mais (isso meio que e natural, pois perde-se pontos se errar).
  • power ups ( tempo extra para fazer o drink, não deu tempo )
  • Uma casinha que vende bebidas no pé da montanha.
  • Feedback visual de garrafas mexendo ai clicar nas teclas correspondentes. 
  • Mochileiros param lá para se recuperar da escalada.
  • Montanhas da colômbia: https://www.youtube.com/watch?v=BU1wxcne8t4 (essa cena do todo poderoso foi uma as inspirações para o game)
  • Título: Coquetelaria Valdez 
    • Temática: Venha se esquentar com as bebidas do Senhor Valdez.
  • Barra de satisfação dos clientes (quando chega a zero remove uma vida e começa um novo dia)
  • Música de fundo: Flauta de madeira mais animada (Estilo colombiana)
  • Efeitos sonoros:
    • Movimento do Senhor Valdez ao pegar garrafas (não deu tempo).
    • Like (Atendimento bem sucedido)
    • Dislike (Atendimento mal sucedido)
    • Falas abstratas dos clientes 
    • Líquido caindo (não deu tempo)
    • Mistura de bebidas (não deu tempo)
    • Game Over (Choro por causa da crise)
  • Mecânica de vários clientes esperando pelo atendimento (Aumenta a dificuldade dos níveis)
    • Se mais de um cliente chegar as suas barras de frio começam a diminuir simultaneamente
    • Eles vão fazer os pedidos assim que chegam na fila (exibindo os balões de mistura de drinks) (se tiverem sequencias iguais, a prioridade é do que chegou primeiro)

Nosso esboço:

 

Protótipo:

Lógica mais trabalhada e início da inserção das artes:

Problemas, soluções e insights:

Encontramos muitos problemas na build e o shipiment, neste último modo os filtros devem ser colocados corretamente, veja meu devlog de solução deste tipo de problema em: Space Harvest, 2D game with Unreal Engine 5 - itch.io (clique para ler o artigo).

O jogo envolveu muita temporização, vetores, referência e atributos públicos e privados. Evite casting desnecessários, uso de referências é muito bem-vindo.

Efeitos sonoros em jogos assim fazem toda a diferença, dão ar de vida e de progressão e o feedback sonoro ampara o jogador.

Coloque em seus spawners um sistemas de parada, e tenha acesso a tudo neles, como quantidade de geração máxima e mínima, situação das gerações, quem é o atual e o próximo, converse esses valores com o gameplay, para caso termine o jogo ou o jogador perca, desativemos ou reativemos a geração, isso economiza memória e deixa o jogo muito mais leve.


Trabalho submetido 9 de Fevereiro de 2023 às 10:43, última modificação 18 de Fevereiro de 2023 às 14:28.
Marcadores: Devlog   Postmortem  

Licença Creative Commons
O trabalho Coquetelaria Valdez, bebida dos alpes! Uma game desenvolvido em parceria na Mini Jam #124 de Calango Team está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em FONTE.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em AUTORIZACOES.
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