Neste primeiro artigo, sem mais delongas, trago a experiência no Ludum Dare 52, cujo tema foi Harvest (Colheita), nesta versão do evento consegui desenvolver o game intitulado Space Harvest (Colheita espacial) que você poderá conferir, clicando aqui.
Geralmente, espera-se que um projeto com a Unrela Engine 5 seja em 3D, mas nos últimos tempos temos visto projetos 3D tão complexos, divertidos e com orçamentos dignos de muitos AAA. Isso se deve ao fato dos gamers adorarem estilização em pixelarte ou remetentes ao retro, pois temos visto produções que juntam essas ideias, assim como trabalhos 2D/HD, que misturam o 2D em ambientes com recursos 3D. Estas novas formas de desenvolver ambientes traz um desafio e uma oportunidade aos desenvolvedores.
Pensando nisso, comecei a realizar estudo 2D com a Unreal engine, ferramenta que tenho me adaptado devido aos padrões de mercado, que me fizeram enxergar a mesma como ideal aos meus objetivos. Talvez por ser fã de arte 2D e pixelarte pareça estranho esta escolha, utilizo outras ferramentas de fato, mas percebo que ser capacitado em ferramentas exigidas pelo mercado abrem mais possibilidades de trabalho e projetos. O queria identificar de fato eram os desafios da produção de jogos 2D no motor gráfico.
E inesperadamente, não só consegui desenvolver o jogo, como funcionou bem e sem grandes problemas a princípio.
O plugin de desenvolvimento de recuros 2D é nativo denominado Paper2D, já instalado com a Unreal Engine 5.1, versão utilizada para o projeto, em breve trago minhas experiências e correção de problemas, mas neste momento, o que posso chamar atenção é que na Unreal, tudo é 3D, o 2D no game é apenas um jogo de câmera e posicionamento de elementos em sua área de visão, sem segredos. Os recursos de HUD, UI e tudo mais continuam funcionando inteiramente. É possível aproveitar muito as capacidades de iluminação e gerenciamento de colisões, mas em relação a state machines (estado de máquina) e gerenciamento de animações mais otimizado, você precisará de plugins externos (conversa para outros artigos).
O cenário é a praça principal da cidade de Óbidos, onde o castelo é um monumento histórico da cidade. O tema do Ludum Dare 52 foi Harvest (Colheita) e foi pensado me um game que você derrota e abduz soldados que tentam defender o quartel, ou seja, sua colheita seroa os abduzidos, pontuando você. Existe uma barra de vida que diminui quando somos atingidos, ganhamos se sobrevivermos a uma horda de soldados e perdemos quando atingidos até o limite de nossa quantidade de vida.
Para maior dinâmica, existe uma força de aceleração e desaceleração na nave o qual o jogador tem que se habituar.
Comandos principais
A e D - Mover
Espaço - Atirar
W - Abduzir
Código fonte: https://github.com/luizfreinoso/spaceharvest
Pessoal, este é o prieiro postmortem que coloco pra você! Espero poder publicar minhas experiências.
Até a próxima.